Incêndio na Igreja Matriz
Na madrugada de Sábado para Domingo, houve um incêndio Igreja Matriz de Valença, o fogo que começou pela porta lateral da Igreja, atingiu também a capela lateral do Calvário.
Em nota pública, o Historiador e Curador do Projeto “Memorial Amparo”, Paulo Vitor, lamenta o ocorrido, e chama à atenção para as condições precárias de nossos prédios históricos.
“Eu Paulo Vitor Luz. Historiador e Curador do Projeto Memorial Amparo, vem por meio desta nota lamentar o ocorrido com a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Valença-BA, na madrugada deste damingo, 19 de novembro de 2023
A Igreja Matriz, construção de 1801, teve a sua capela lateral do Calvário, datada de 1865, totalmente incendiada, Infelizmente todo o altar e adornos artísticos foram consumidos pelas chamas. Felizmente o fogo não se espalhou pelos demais altares da igreja, o que seria uma tragédia ainda maior. As causas do incêndio ainda serão investigadas.
Um dia fatídico em nossa historia, pelo ocorrido com a construção, que é Patrimônio Cultural Material da cidade de Valença e do Estado da Bahia. O acontecimento reitera a importância da manutenção e proteção dos nossos patrimônios. Outros prédios como o Palacete da Câmara Municipal e o Prédio da Antiga Cadeia Pública, ambos em processo de arruinamento, correm sérios riscos
A proteção dos nossos patrimônios, é a garantia que as futuras gerações, possam aprender com o passado, e enaltecer a riqueza historica e cultural do municipio de Valença”
Imagens; Rede social